A Revolução dos Bichos #3

resized_P_20160404_103704

Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007
Páginas: 147

Ficara acertado que os porcos, manifestadamente mais inteligentes que os outros animais, decidiriam todas as questões referentes à política agrícola da granja

 

O livro conta a história de uma granja, chamada Granja do Solar, onde animais trabalhavam em troca de alimento, como em todas as granjas e fazendas. Porém tudo começa a mudar quando o velho porco de nome Major tem um sonho onde haveria uma revolução e os animais não mais precisariam dos humanos. Os anos passam e diante da carestia e do aumento dos trabalhos, os animais liderados pelo inteligente porco Bola-de-Neve empreendem a esperada revolução e expulsam o dono da granja que passa a se chamar Granja dos Bichos. É criado o sistema chamado pelos animais de Animalismo, onde aos animais caberia trabalhar em prol da granja e viver em eterna harmonia. Criaram além de bandeira, hino e sete mandamentos que resumiam os princípios do Animalismo.

A paz começa a mudar quando o assistente de Bola-de-Neve, um porco chamado Napoleão, aplica um “golpe” e toma o poder para si, expulsando Bola-de-Neve, considerado um desertor, e instituindo cães raivosos, criados por ele, para fazer a sua segurança. Seu assistente, um pequeno leitão chamado Garganta, através de suas habilidades de convencimento, induz os animais a trabalharem cada vez mais. A bandeira é modificada, assim como o hino, e os sete mandamentos do Animalismo são completamente modificados ao gosto de Napoleão.
Ao fim e ao cabo, Napoleão e seu séquito de porcos e cães passam a morar na casa do antigo dono da granja e a fazer negócio com os vizinhos humanos, esquecendo todos os princípios da revolução que ali havia acontecido. Os bichos, horrorizados, assistem à festa de confraternização entre os porcos e os humanos e já não conseguem distinguir uns dos outros.

George Orwell conta essa história de forma prazerosa e envolvente. É um livro que admite pelo menos duas interpretações: pode ser lido como uma fábula, uma história de animais que se revoltam e passam a comandar a granja onde vivem sob a liderança dos porcos; mas, para aqueles que conhecem um pouco do contexto do socialismo soviético, é impossível dissociar a imagem do porco Napoleão de Stálin, ou do porco Bola-de-neve de Trostky, além de vislumbrar em todos os acontecimentos da granja algumas características do socialismo.
Adendo: O mais sábio dos animais da granja era o burro Benjamim, que assegurava que nada mudaria com a revolução. Estava inteiramente correto!

Vale a leitura?
Sim, a história é muito bem escrita. O viés de interpretação do leitor não diminui a qualidade da obra.

Comprar:

<a href=”http://A Revolução dos Bichos” target=”_blank”>Amazon

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s