A Vida dos Doze Césares #13

resized_P_20160408_082149

Autor: Caio Suetônio Tranquilo
Editora: Martin Claret
Ano: 2006
Páginas: 435

Reuniu ali, trazidos de toda parte, raparigas, favoritos e inventores de complexos monstruosos a que ele chamava spinthrias, para que, enlaçados em uma tríplice cadeia, se prostituíssem mutuamente diante dele (Tibério) e, dessa forma, com esses espetáculos, pudessem os seus apetites amortecidos reanimar-se.

Obra clássica de Suetônio, que foi secretario pessoal do Imperador Adriano, “A Vida dos Doze Césares” busca apresentar a biografia de Julio Cesar e dos onze primeiros Imperadores do Império Romano (Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano). Conta as características principais dos governos e do Império em seus períodos. Contudo a obra realça principalmente a conduta política e pessoal dos Imperadores, suas decisões e de como estas mudaram e moldaram o Grande Império Romano.
Livro de leitura agradável, porém com alguns pontos de confusão quando o autor cita pessoas e famílias, uma vez que ao longo da obra diversos personagens possuem os mesmos sobrenomes. Porém, o que realmente marca a vida desses imperadores, com ótimo detalhamento durante o livro, é o poder extremo aliado à violência, tornando pessoas em monstros, antes temidos do que amados.

Vale a leitura?
Ótimo livro para conhecer a grandiosidade do Império Romano através de suas figuras máximas: os Imperadores!

Na imagem destacada um Denário de prata cunhado entre 49 e 48 a.C. O elefante (símbolo de César) avança à direita e pisa em uma serpente.

A série Roma, de 2005 é uma dica interessante sobre o tema.

Comprar:

Amazon

Até mais!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s