Hamlet #1

resized_P_20160418_070359

Autor: William Shakespeare
Editora: Peixoto Neto
Ano: 2004
Páginas: 264
Tradução: Millôr Fernandes

“Mais um! Talvez o crânio de um advogado! Onde foram parar seus sofismas, suas cavilações, seus mandatos e chicanas? Por que permite que um patife estúpido lhe arrebente a caveira com essa pá imunda e não o denuncia por lesões corporais? Hum! No seu tempo esse sujeito talvez tenha sido um grande comprador de terras, com suas escrituras, fianças, termos, hipotecas, retomadas de posse. Será isso a retomada final de nossas posses? O termo de nossos termos, será termos a caveira nesses termos?”

Que livro sensacional!
É uma história de vingança. Hamlet, príncipe da Dinamarca, descobre que seu tio Claudio matou seu pai, Rei da Dinamarca, e se casou com sua mãe, a Rainha Gertrudes. Apaixonado por Ofélia, filha do cortesão Polônio que a proíbe desse amor, Hamlet passa por louco. Um Reino corrupto, com cortesões demais e honestidade de menos, onde um príncipe busca sua vingança. A vingança vem, a custo de muitas vidas e de muito sangue.
A história é escrita para ser uma peça de teatro, nesse aspecto sua escrita é diferente, porém em nada dificulta o entendimento do leitor. Hamlet traz uma análise maior, uma análise sobre o ser humano. Os monólogos do príncipe são intensos, em certos momentos ele luta contra seus próprios sentimentos, em outros, usando de retórica e sarcasmo, luta contra a podridão de seu Reino.
O mais impressionante é que Hamlet tem total conhecimento de si, de seus sentimentos e de suas limitações. Um livro que mexe com o íntimo do leitor.
Não é sem motivo que o autor é considerado o maior escritor e o mais influente dramaturgo do mundo. As outras obras de Shakespeare entraram definitivamente na lista de livros a serem lidos.
Uma obra espetacular!

Vale a leitura?
Shakespeare é um gênio, e Hamlet uma obra prima. Não há como se arrepender de ler esse livro.

Das mais de 70 adaptações da peça Hamlet para o cinema, talvez seja interessante assistir o filme Hamlet de 1990, com Mel Gibson e Glenn Close.

Até a próxima.

Comprar:

Amazon

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s