O Porto das Brumas #19

resized_P_20160404_104218

Autor: Georges Simenon
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2004
Páginas: 218

“Maigret mostrava seu ar mais obstinado. Caminhava devagar, mãos enfiadas nos bolsos cachimbo apertado entre os dentes. E esse cachimbo tinha as proporções do seu rosto largo: o fornilho continha quase um quarto de um pacote de fumo cinzento”

Seguindo a tradição de grandes detetives, como Poirot de Agatha Christie e Sherlock Holmes de Conan Doyle, Simenon apresenta o Comissário Jules Maigret da polícia judiciária francesa. Com uma inteligência fenomenal, e uma capacidade de tirar de seus interlocutores tudo o que quer, Maigret tentará desvendar a morte do Capitão Joris, experiente marinheiro e responsável pelo canal de Ouistreham, que leva ao porto de Caen.

Homem de certa riqueza que mora sozinho com sua empregada Julie, funcionária e amiga de tantos anos e que possui um irmão com problemas na justiça, Grand Louis. Simenon apresenta também toda uma miríade de personagens interessantes, como os funcionários e marinheiros do canal, os habitantes comuns da cidade de Ouistreham e a alta burguesia representada pelo prefeito Sr. Grandmaison.
Personagens e cenários bem detalhados, com um assassinato para ser desvendado: tudo o que um bom livro de suspense policial requer.
Maigret se apresenta com muita astúcia para ver nas entrelinhas: nas marcas no piso, nas caras de espanto de seus interlocutores, nos ambientes que percorre. O que Julie saberia do assassinato de Joris? Qual o envolvimento do prefeito Grandmaison? E o personagem oculto que espreita os passos de Maigret, qual é o seu objetivo?

Ao fim e ao cabo tudo acontece por causa de uma antiga história de amor.
As respostas são fantásticas! O final é inesperado!
Uma obra que prende o leitor até o final, pois a cada reviravolta e a cada nova pista, a história fica mais interessante.

Excelente leitura!

Comprar:

Amazon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s