A Metamorfose #22

resized_P_20160404_103857

Autor: Franz Kafka
Editora: Melhoramentos
Ano: 2007
Páginas: 104

“Certa manhã, ao acordar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se, na sua cama, metamorfoseado num inseto monstruoso. Deitado sobre suas costas duras como uma couraça, viu, ao levantar um pouco a cabeça, sua barriga abaulada, marrom, dividida em arcos rígidos, sobre os quais a coberta, quase escorregando de vez, mal se mantinha. Suas muitas pernas, lamentavelmente finas em comparação ao volume do corpo, agitavam-se desesperadamente sob seus olhos.”

O que você faria se acordasse transformado em um inseto gigante?
Qual seria a reação da sua família?
Em A Metamorfose Franz Kafka apresenta essa história de forma simples, porém magistral. Gregor Samsa se transforma em um inseto e tudo a sua volta se transforma também, inclusive sua família. É impressionante como Samsa passa a ver o seu mundo de outra forma, e como o mundo passa a vê-lo.

“O pai ameaçava impiedosamente, guinchando como um louco.” 

O que mais impressiona no livro não é a história em si, mas tudo o que ela te faz pensar após a leitura. Impossível não remeter essa transformação física de Samsa à outros aspectos e se perguntar: e se eu me metamorfoseasse também, não fisicamente, mas mentalmente? E se tudo em que eu acredito fosse uma farsa e eu começasse a ter consciência de que o que penso está errado? Será que as pessoas ao meu redor fariam o que a família de Gregor fez? Será que a minha felicidade intelectual está condicionada ao senso comum?

Leitura tranquila, livro pequeno, história envolvente e grandes reflexões.                                               resized_P_20160603_102120
Um clássico da literatura mundial!
Recomendo.

Comprar:

Amazon

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s