Meddle – Pink Floyd #6

Resultado de imagem para meddle capa

Meddle – 1971

1 – One of These Days – (Gilmours, Mason, Waters, Wright) – 5:57

2 – A Pillow of Winds – (Gilmours, Waters) – 5:10

3 – Fearless – (Gilmours, Waters) – 6:08

4 – San Tropez – (Waters) – 3:43

5 – Seamus – (Gilmours, Mason, Waters, Wright) – 2:15

6 – Echoes – (Gilmours, Mason, Waters, Wright) – 23:29

Lançado em 1971, Meddle é o sexto disco do Pink Floyd e se resume em uma palavra: transição. Coma saída de Syd Barret já estabilizada, a banda começa a trilhar o caminho do sucesso que virá com Dark Side of the Moon em 1973. Contudo, sem ainda encontrar uma forma musical sólida, o grupo se aventura por algumas experiências e lança Meddle. Este disco já prenunciava o que estava por vir, e tem nada menos do que a minha música favorita do Pink Floyd.

A capa mantém  o estilo do antecessor (o disco da vaca, lembra?), ou seja, uma loucura. Inicialmente a empresa responsável queria uma imagem de um ânus de babuíno (!), mas a banda recusou e pediu uma orelha debaixo d’água (?). Enfim, a capa é a foto de uma orelha debaixo d’água recebendo ondas sonoras, representadas pelas ondulações na água. Qual é o sentido? Nenhum! E tá tudo certo…

A análise das músicas vai mostrar claramente que a banda usou e abusou das experiências musicais:

One of These Days

A música de abertura mantém traços psicodélicos. Um baixo poderoso e uma bateria enlouquecida. É uma música instrumental, somente cortada por uma frase, que aliás sugere bastante violência. É uma ligação com o passado psicodélico, só para mostrar que a psicodelia ainda corria em suas veias.

One of these days / I’m gonna tear you into little pieces

Um dia desses / Eu irei rasgar você em pedacinhos

Fearless

Essa canção mostra uma outra paixão do quarteto: futebol. Aparentemente fora de contexto, pois essa música trata de superação e força de vontade, ela traz no final o canto da torcida do time Liverpool F. C., que se chama: “You’ll Never Walk Alone”. Uma auto-ajuda musical.

You say the hill’s too steep to climb / Climb it!

Você diz que a colina é muito íngrime para escalar / Escale-a!

San Tropez

Outra experimentação do disco. Uma baladinha dançante, agradável e de fácil digestão. Waters modifica a voz e canta serenamente. É muito criticada pelo “floydianos mais psicodélicos”, mas é boa de ouvir. Bem clima San Tropez mesmo.

I’m drinking champagne like a big tycoon

Estou bebendo champanhe como um grande magnata

Seamus

Uma levada em blues, mais cadenciada. O tom principal é o cachorro “Seamus” latindo. Me parece a música de um bêbado que chegou em casa doidão e o cachorro foi o único a perceber. Outra experiência da banda.

Well, I was in the kitchen / Seamus, my old hound was outside

Bem, eu estava na cozinha / Seamus, meu velho cão de caça estava lá fora

Vale a pena ouvir

A Pillow of Winds

Uma música de amor. A voz melosa de Gilmour, um acompanhamento simples e tranquilo, e uma letra suave sobre uma noite com seu amor. É tão diferente de outras músicas mais pesadas que vale a pena ouvir.

With my love by my side / And she’s breathing low / And the candle dies

Com meu amor ao meu lado / E ela está respirando lentamente / E a vela morre

Clássica

Echoes

A música que define o Pink Floyd, na minha humilde opinião. Apresenta toda a essência da banda: psicodélico, letra forte, instrumental sensacional, tudo em uma música de quase 24 minutos. É como se tudo o que o Pink Floyd faz de melhor estivesse contido nessa música. Não que eu não goste de outras músicas igualmente importantes, mas ouvir Echoes é entrar em outro território. É voar com os albatrozes pelos labirintos das cavernas de corais; é ver que tudo é verde e submarino; é ver estranhos que passam na rua; é saber que ninguém fala ou tenta; é saber que ninguém me faz fechar os olhos.

É ouvir e se deliciar:

Parte 1:

Parte 2:

Na imagem destacada a foto de Roger Waters tocando um gongo nas gravações do Live at Pompeii, que aliás eu recomendo fortemente que vocês assistam.

Um disco muito importante para mim, pois tem “A” música do Pink Floyd. Espero que vocês ouçam. E me contem o que acharam.

Até a próxima!

4 comentários

Deixe um comentário

