Filmes de Guerra, Canções de Amor #1

Fury

Resultado de imagem para furyTítulo em português: Corações de Ferro
Direção: David Ayer
Elenco: Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman
Ano: 2014
Duração: 2h 14min

A II Guerra se aproximava do fim, mas as batalhas ainda eram pesadas. Os alemães defendiam seu território com todas as suas últimas forças e os aliados buscavam reunir os esforços para dar cabo da guerra. O filme acompanha a chegada do soldado Norman à guarnição do tanque americano Fury durante o mês de abril de 1945.
Depois de intensas batalhas o pelotão do qual Fury fazia parte foi dizimado, restando apenas a guarnição do tanque composta por Boyd “Bíblia” Swan (Shia LaBeouf), operador do canhão; Grady “Coon-Ass” Travis, mecânico; Trini “Gordo” Garcia, motorista e o sargento e comandante do tanque Don “Wardaddy” Collier (Brad Pitt). Norman chega para ocupar a vaga deixada pelo co-piloto morto na última campanha. Ele tem apenas 8 meses de exército e nunca havia participado de nenhum combate e logo descobre do que é feito uma guerra. O filme se passa no interior da Alemanha e além de combater a temida SS, os aliados se deparam com mulheres e crianças na linha de frente dos alemães.

Quando o grupo de 3 tanques, que tinha o Fury no comando, encontra o temível Tiger II alemão, o filme tem uma de suas melhores cenas. As balas ricochetando no chão, o zunido dos projéteis no ar, a tensão da movimentação e o medo estampado na cara dos comandantes diante da quase indestrutibilidade do Tiger II. Apenas o Fury se mantém inteiro.
Na parte final no filme, com a missão de assegurar um cruzamento de estradas sozinho, o tanque tem a sua lagarta rompida por uma mina terrestre. Os ocupantes aceitam o seu destino diante de um batalhão inteiro da SS que estava seguindo para a mesma direção. O final do filme tem uma bela fotografia, com a escuridão da noite apenas sendo quebrada pelos clarões dos tiros de metralhadoras, granadas e Panzerfausts. A bravura dos homens segue até o derradeiro final.
É um filme de guerra com muita ação, mas que também mostra o lado humano daqueles que lutaram no conflito. Homens que superaram seus medos, lutaram e morreram bravamente. Soldados como Norman que entram meninos e se transformam em homens de verdade.

Richard Wagner – Lohengrin – Prelude to Act III

Lohengrin é uma ópera romântica em três atos de Richard Wagner. A história é ambientada durante a primeira metade do século X no Ducado de Brabante (na atual região de Antuérpia, Bélgica). O falecido Duque de Brabante confiara seus herdeiros – Elsa e Gottfried – à tutela do Conde Frederico de Telramund. Frederico deveria ter esposado Elsa, mas tendo sido recusado por ela que se apaixona por um cavaleiro do Santo Graal chamado Lohengrin , casa-se com Ortrud, dama descendente de uma linha de príncipes pagãos, cujas divindades são dotadas de poderes mágicos. Para vingar a afronta sofrida pelo seu marido e para que Frederico possa herdar o ducado, Ortrud transforma Gottfrie em cisne, convencendo Frederico a acusar Elsa de fratricídio.

O ato III inicia com o casamento de Elsa e Lohengrin, onde os dois expressam o amor que sentem um pelo outro. Essa música é tocada nesse momento. Aprecie:

Espero que tenham gostado desta nova sessão do blog!

Na imagem destacada óleo sobre tela de August von Heckel, de 1886, intitulado: Lohengrin.

Até a próxima!

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s