Obscured by Clouds (1972) – Pink Floyd #9

image_67464fed-6732-4f97-b6f2-f9ac3246dbd2_grande

Obscured by Clouds – 1972

Lado A

1 – Obscured by Clouds – (Gilmour, Waters) – 3:03
2 – When You’re In – (Mason, Wright, Gilmour, Waters) – 2:30
3 – Burning Bridges – (Waters, Wright) – 3:29
4 – The Gold It’s the… – (Gilmour, Waters) – 3:07
5 – Wot’s … Uh The Deal – (Gilmour, Waters) – 5:08
6 – Mudmen – (Gilmour, Wright) – 4:20

Lado B

1 – Childhood’s End – (Gilmour) – 4:31
2 – Free Four – (Waters) – 4:15
3 – Stay – (Waters, Wright) – 4:05
4 – Absolutely Curtains – (Mason, Wright, Gilmour, Waters) – 5:52

Depois do sucesso do disco Meddle e na esteira do crescimento musical da banda que atingiria o auge com The Dark Side of the Moon, o Pink Floyd foi convidado para elaborar outra trilha sonora. Novamente para o diretor Barbet Schroeder (o mesmo do filme More), mas esse já nos dá uma boa ideia do que o Pink Floyd estava se tornando. O filme em questão é La Vallée, e conta a história de Viviane, a esposa do cônsul francês na Austrália que se junta a um grupo de exploradores em busca de um misterioso vale escondido na Nova Guiné. O filme trata da questão da civilização e da humanidade em contraste com outras formas de sociedade. No mapa dos exploradores, esse vale (Vallée) está obscurecido por nuvens (obscured by clouds). A capa do disco é a imagem desfocada de um homem pendurado em uma árvore.

Já mostrando muito do que estava por vir, a banda faz um som mais elaborado, mais carregado de sutilezas musicais. Algumas das músicas desse álbum fizeram parte dos shows da turnê Dark Side, o que mostra a qualidade desse material.

Músicas

Instrumentais

Obscured by Clouds – When You’re In

O disco já começa muito bem. Guitarra e bateria se harmonizando para criar um som futurista e um tom progressivo. A segunda faixa é como a continuação da primeira, mas com o acréscimo do teclado “psicodélico” de Wright.

Mudmen – Absolutely Curtains

Essas músicas fecham o Lado A e o Lado B respectivamente. A primeira traz resquícios dos primeiros discos, principalmente A Sacerful of Secrets e a segunda fecha o álbum com cantos aborígenes.

Burning Bridges

A música traz a marca da psicodelia floydiana, com vozes melosas e guitarra e teclado se alternando na melodia. O contraste na tonalidade das vozes de Gilmour e Wright é o ponto alto da canção.

The Gold It’s the…

O rock and roll do disco. Música rápida e guitarra nervosa. A letra dela condiz com o filme já que fala de viajar somente pela diversão. Também faz paralelo com os próprios integrantes que nesse momento da carreira tocavam mais por diversão do que por dinheiro. E claro, também faz menção à diversão proporcionada pelas drogas.

Free Four

Música com o selo Waters, letra melancólica num som mais animado. Lembra outras canções da banda e já prenunciava a profundidade de The Wall. Versos pesados como: And life is a short warm moment / And death is a long cold rest, estão presentes.

Stay

A balada romântica do disco, sempre na voz suave de Wright. Fala sobre a necessidade do amor em tempos de relacionamentos efêmeros.

Vale a pena ouvir (I)

Wot’s … Uh The Deal

Na minha opinião é um sacrilégio essa música não estar entre as canônicas do grupo. Música suave, letra potente, apesar de não fazer muito sentido. Acredito que fale sobre retornos após longos períodos de solidão e separação. Traz uma reflexão sobre o seu próprio lugar, sobre quem você é.

Mile after mile stone after stone / 

You turn to speak but you’re alone / 

Million miles from home you’re on your own

Vale a pena ouvir (II)

Childhood’s End

Essa música faz lembrar do sucesso posterior Time, tanto na letra quanto no som. Se no clássico de 1973 o tempo que se vai, nessa canção é a infância, não apenas de uma pessoa, mas a infância da humanidade. É como se o mundo estivesse acabando. Pessimista ou visionária?

Childhood’s end, your fantasies / Merge with harsh realities

There’ll be war, there’ll be peace. / But ev’rything one day will cease

Na imagem destacada o cartaz do filme La Vallée.

Abaixo o trailer do filme para aqueles que se interessarem:

Abraço e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s