Filmes de Guerra, Canções de Amor #2

Patton

Resultado de imagem para patton filme

Título em português: Patton – Rebelde ou Herói?
Direção: Franklin Schaffner
Elenco: George Scott, Karl Maden, Michael Bates
Ano: 1970
Duração: 2h 50min.

Um filme sobre uma das maiores mentes da Segunda Guerra Mundial. O filme começa com o desembarque de Patton no Marrocos em 1943 e o acompanha até a vitória aliada em 1945.

O discurso inicial é uma das passagens mais interessantes do filme. Na cena Patton está falando para uma audiência que não aparece, o que já mostra que o filme tem como função mostrar apenas os feitos do General, como se a Guerra é que orbitasse Patton. Nesse discurso (que aliás existe e foi proferido por Patton em 1944 para o seu 3º Exército) está uma das frases mais polêmicas e, para mim, mais geniais do General:

“Nenhum imbecil já venceu uma guerra morrendo por seu país. Ele venceu ao fazer o outro imbecil idiota morrer por seu país.”

É um filme de guerra sem muitos combates. São muitas as histórias de bastidores, onde Patton se mostra sempre muito direto em suas críticas e muito contundente em suas opiniões. Algumas situações conhecidas são mostradas: o momento em que ele esbofeteia um soldado que está na enfermaria por conta de uma crise de estresse; a perda do comando de seu Exército antes do ataque à Normandia no Dia D por expressar o seu descontentamento com os planos. É um filme de 1970 e que precisa ser visto com certo cuidado, pois alguns trechos são muito caricatos. Por exemplo o Marechal inglês Montgomery é mostrado quase como um camponês inculto; o Feldmarschall alemão Erwin Rommel, grande estrategista, no filme é apenas uma sombra do que realmente foi; e a sala de conferência do exército alemão parece uma nave espacial de Star Trek.

Mas fora esses pequenos erros de produção o filme merece ser assistido por contar um pedaço da história de um grande soldado, uma mente brilhante no aspecto militar. Patton morreu em 1945 vítima de um acidente de carro, mas antes de morrer afirmou que os americanos não deveriam parar e aproveitar que estavam na Europa, armar os alemães e lutar contra os “bolcheviques” russos, que na opinião dele eram os verdadeiros inimigos. A Guerra Fria provou que ele estava certo. Mais informações sobre o filme AQUI.

Indico o livro A Guerra que eu vi, escrita pelo próprio Patton enquanto lutava na Europa. Acompanhe o trailer do filme:

Giacomo Puccini – Nessun Dorma – Ópera Turandot

Turandot é a última ópera de Puccini, composta de três atos. A ópera conta a história da Princesa Turandot, filha do Imperador Altum da China. A princesa odeia todos os homens e jura que jamais se entregará a nenhum deles. Contudo, seu pai exige que ela se case por razões dinásticas e para respeitar as tradições chinesas. A princesa concorda, mas com uma condição: ela proporá três enigmas a todos os candidatos que arriscarão a própria vida se não acertarem, e somente se casará com aquele que decifrar as três charadas.

A crueldade e frieza da princesa não fazem mais do que atiçar a paixão de um príncipe chamado Calaf, que decide arriscar a própria vida para conseguir a mão da orgulhosa princesa. Ele consegue, após a derrota de todos os outros candidatos, até porque é o único que compartilha da natureza sádica e egoísta da princesa, sendo capaz de entendê-la.

Turandot fica desesperada ao saber que Calaf, que ainda não tinha pronunciado seu nome conseguiu resolver as charadas. Calaf  propõe à Turandot, então, que ela descubra o seu nome até a aurora. Se ela conseguir ele se entrega, caso não consiga ela casará com ele. O último ato da ópera começa com a ária Nessun Dorma (Ninguém Durma, em italiano) que é a proclamação de Turandot determinando que ninguém deve dormir até que o nome do príncipe seja descoberto. A ária é cantada pelo próprio Calaf.

No final da ópera Turandot descobre o nome do príncipe, mas de tão apaixonada que estava, responde que seu nome é “Amor”. Aprecie, na belíssima voz de Luciano Pavarotti:

Na imagem destacada o lindo quadro de Rembrandt van Rijn, chamado Musical Company, de 1626.

Até a próxima!

 

 

Anúncios

7 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s