Filmes de Guerra, Canções de Amor #4

Platoon

Resultado de imagem para platoon

Título em português: Platoon
Direção: Oliver Stone
Elenco: Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe, Johnny Depp
Ano: 1986
Duração: 2h

Filme escrito e dirigido por Oliver Stone. Platoon é baseado na experiência pessoal de Stone na Guerra do Vietnã, o filme mostra os horrores do conflito através dos olhos de Chris Taylor (Sheen), um jovem recruta que se alista voluntariamente para o combate. Na guerra, o jovem trava contato com os sargentos Bob Barnes (Berenger) e Elias Grodin (Dafoe): o primeiro, um assassino brutal e psicopata; e o segundo, um pacifista inteligente e sensível.

O filme é sobre poder e influência, aliado ao medo e ao desespero de uma guerra brutal e sanguinária. Durante uma patrulha, três homens são mortos por armadilhas montadas pelos vietnamitas. Já no limite, o pelotão está ainda mais irritado quando descobre uma reserva de inimigos e armas em uma aldeia próxima. Barnes interroga agressivamente o chefe da aldeia questionando-lhes se os aldeões estiveram ajudando o exército do Vietnã, e atira com frieza na esposa do líder da aldeia quando ela tenta intervir, fazendo o pobre homem cair profundamente em prantos. Elias então intervém, chegando a agredir fisicamente Barnes por conta do assassinato, a briga é interrompida, mas o ódio deixou sua marca. Com a possibilidade de sofrer corte marcial por conta desse assassinato, Barnes impõe a tática do medo, culminando com a famosa cena de Elias Grodin sendo deixado para trás para morrer nas mãos nos vietcongues. O filme é de uma crueldade que beira a realidade, por isso ele é bom. Na guerra, não existem os mocinhos e os bandidos e Platoon ensina que o Homem é um animal para a guerra, porque a guerra está dentro do Homem.

Esse é considerado um dos melhores filmes sobre a Guerra do Vietnã, e é também um dos filmes de guerra que eu mais vi na vida. Meu pai, pelo menos duas vezes por ano, alugava o VHS desse filme e eu sempre assistia com ele. Durante alguns anos da minha infância eu assisti esse filme mais do que qualquer outro. Então posso indicar com conhecimento de causa. É um clássico! Segue o trailer:

Georges Bizet – Habanera – Ópera Carmen 

Carmen é uma ópera em quatro atos do compositor francês Georges Bizet, baseado na novela homônima de Prosper Mérimée. A ópera conta a história da sedutora cigana Carmen, que afasta Don José de sua noiva Micaela, dando início a uma confusa e trágica trama de amor. Carmen se apaixona por Don José e faz com que ele se apaixone ainda mais por ela. Don José chega a taberna e declara o seu amor a Carmen, mas com seus sentimentos volúveis já voltados para outro,  Camen responde-lhe que o seu amor por ele acabou. Don José retém Carmen quando tenta entrar na praça, suplicando-lhe que volte com ele, mas diante da negativa da cigana, Don José a mata. Se o amor de Carmen não seria dele, não seria de mais ninguém.

No primeiro ato, o sino da fábrica soa e anuncia o intervalo das cigarreiras, que entram em cena a fumar e a conversar animadamente com um grupo de homens que as espera. A última a aparecer é Carmen, uma bela cigana que seduz todos os homens que encontra à sua passagem. Então, Carmen canta uma habanera aos presentes, que manifestam a sua admiração por ela, à excepção do indiferente Don José, que é, precisamente, o objeto do seu desejo. Antes de regressar à fábrica, Carmen, em sinal de desafio, atira-lhe uma das suas flores. Essa é a música entoada por Carmen: a Habanera. No vídeo, a música é interpretada pela brasileira Carmen Monarcha, integrante da orquestra de André Rieu.

Na imagem destacada o quadro pintado em 14884 por Henri Lucien Doucet, chamado Célestine Galli-Marié dans le rôle-titre de “Carmen de Bizet”.

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s