Filmes de Guerra, Canções de Amor #5

Full Metal Jacket

Resultado de imagem para full metal jacket

Título em português: Nascido para Matar
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D’Onofrio, R. Lee Erney
Ano: 1987
Duração: 116 min.

Este é um dos grandes filmes de guerra dos anos 1980. Penúltimo filme do aclamado Stanley Kubrick e denota uma das marcas mais características desse diretor – o tema da desumanização. Aqui, ela é vista nos fuzileiros navais norte americanos, que enlouquecem no rígido treinamento físico que recebem e também no campo de batalha. O título original – Full Metal Jacket – é inspirado num tipo de munição militar, em que o projétil de chumbo recebe uma liga metálica mais resistente.

O filme basicamente pode ser dividido em duas partes bastante distintas, ambas narradas desde o ponto de vista do soldado Joker (Matthew Modine), chamado assim pelos companheiros pelo estilo sarcástico de humor. A primeira metade mostra o ingresso de jovens americanos na Academia dos Fuzileiros Navais, em preparação para serem enviados à guerra do Vietnã. Lá, eles passam para a tutela do sargento Hartmann (R. Lee Erney), um militar linha-dura que exige que seus comandados estejam no seu primor físico e que carrega um forte orgulho de ser um fuzileiro. Entretanto, um dos novatos, Leonard Lawrence (batizado pelo Sargento Hartman como Recruta Pyle), claramente não está apto para o serviço militar, devido ao seu elevado peso e ao seu comportamento desajeitado. Lawrence comete erros constantemente nos treinos, a ponto de enervar seu instrutor e seus companheiros, com consequências trágicas.

Na segunda parte do filme, vemos o soldado Joker já no Vietnã, trabalhando para o jornal do exército americano (Stars and Stripes). Ele tenta trabalhar com os artigos jornalísticos de um modo a retratar a realidade como ela se apresenta para seus leitores. Entretanto, durante a Ofensiva do Tet, Joker tem a oportunidade de estar em um combate, ao reencontrar seu antigo amigo, o soldado Cowboy. Ele junta-se a um destacamento que se envolve diretamente nos combates na cidade de Hue. Durante esta parte do filme, são vistos algumas opiniões dos soldados sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra, bem como o tratamento que os militares davam aos nativos. Fazendo deste um filme de guerra com uma mensagem anti-guerra.

No vídeo abaixo as melhores cenas da primeira parte do filme que mostra o treinamento dos novos recrutas sob os mandos do Sargento Hartmann. Para mim, são as melhores cenas do filme e algumas das mais icônicas do cinema:

Ludwig van Beethoven – Für Elise

Sabe-se pelo rascunho encontrado que Beethoven teria composto esta pequena obra, pelos anos 1808 ou 1810, em honra de uma senhora a quem propôs casamento, chamada Therese Malfatti (1792-1851), sobrinha do Dr. Giovanni Malfatti (1775-1859), um médico italiano que se instalou em Viena (Áustria), em 1795, e que foi um dos médicos do compositor. A melodia dessa canção é uma das mais conhecidas de Beethoven. Tenho certeza de que você também conhece. Apesar de ter sido escrita para piano, no vídeo abaixo trago essa linda adaptação para violoncelo.

Na imagem destacada o lindo quadro de Johannes Vermeer, chamado Moça com o Brinco de Pérola.

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s