Filmes de Guerra, Canções de Amor #9

A Bridge Too Far

Resultado de imagem para a bridge too far

Título em português: Uma Ponte Longe Demais
Direção: Richard Attenborough
Elenco: Dirk Bogarde, James Caan, Michael Caine, Sean Connery, Gene Hackman, Anthony Hopkins, Robert Redford
Ano: 1977
Duração: 176 min.

O filme conta a história da Operação Market Garden, uma tentativa dos aliados de encurtar a guerra após os desembarques na Normandia no Dia D. O objetivo era colocar em prática a maior operação aerotransportada da história, onde milhares de soldados aliados iriam saltar atrás das linhas alemãs na Bélgica e na Holanda para assegurar o controle sobre a principal estrada e sobre as pontes para que as divisões blindadas e a infantaria aliada pudessem atacar a região industrial alemã no vale do Ruhr. O comando da operação coube aos ingleses, com a ajuda de americanos e poloneses. Infelizmente o plano era ousado demais.

A minha relação com esse filme é um capítulo à parte. No momento em que assisti pela primeira vez (apesar de ser longo já assisti 4 vezes) lembro de ficar completamente vislumbrado com o filme. As cenas de batalha, o cuidado com o decorrer dos fatos reais, até mesmo o idioma foi preservado e podemos ouvir, além do inglês britânico, o holandês, o alemão e até mesmo o inglês com sotaque dos poloneses. Para mim um dos melhores filmes de guerra que já vi na vida. É um tipo de filme que te faz imaginar o que de fato aconteceu. Além disso, o filme parece uma constelação de tanta estrela do cinema, com atuações maravilhosas. A música tema do filme também é inesquecível para mim. Se você gosta de um bom filme de guerra, este é um filme obrigatório. Segue o trailer:

Uma dica valiosa: o filme está disponível no Youtube!!!!

Ludwig van Beethoven – Overture to Egmont

Egmont, op. 84 de Ludwig van Beethoven, é um conjunto de peças musicais incidentais para a peça de 1787 de mesmo nome, de Johann Wolfgang von Goethe. Consiste em uma abertura, seguida por uma seqüência de nove peças para soprano, narrador masculino e orquestra sinfônica completa. Beethoven escreveu-o entre outubro de 1809 e junho de 1810. O tema da música e da narrativa dramática é a vida e o heroísmo do nobre do século XVI, Conde de Egmont dos Países Baixos. Foi composto durante as Guerras Napoleônicas, quando o Primeiro Império Francês ampliou seu domínio sobre vastas faixas da Europa. Beethoven tinha expressado sua grande indignação sobre a decisão de Napoleão Bonaparte de se coroar Imperador em 1804. Na música de Egmont, Beethoven expressou suas próprias preocupações políticas através da exaltação do heroico sacrifício de um homem condenado à morte por ter tomado uma posição valente contra a opressão. É uma música de uma potência surpreendente.

Aqui está somente a Abertura, que é poderosa e expressiva. Então, deixe-se levar:

Na imagem destacada o quadro View of Arnhem, de Johannes Weissenbruch. Arnhem é uma das cidades onde os combates do filme ocorrem de forma mais sangrenta.

Até a próxima!

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s