Filmes de Guerra, Canções de Amor #13

Valkyrie

Resultado de imagem para valkyrie movie

Título em português: Operação Valquíria
Ano: 2008
Direção: Bryan Singer
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson
Duração: 120min

Filme baseado na história real do coronel Claus von Stauffenberg e descreve os dias anteriores ao 20 de julho de 1944, quando oficiais alemães tentam assassinar Adolf Hitler e usam o plano emergencial Operação Valquíria para iniciar um golpe, controlar o país e tentar dar um fim à guerra. Além disso mostra a tentativa e as consequências do malogro do plano.

A produção do filme é muito boa e foge dos padrões de filmes de guerra. Não há batalhas e a guerra é travada nos bastidores políticos e militares. Para dar fim à guerra o coronel Stauffenberg elabora um plano para matar Hitler, mas o apoio de parte da cúpula militar era essencial. Com esse apoio tudo estava certo, os conspiradores só não contavam com a extrema sorte do ditador alemão. O expurgo que se seguiu serviu também para alertar todos aqueles que ainda tinham em mente algum plano para matar Hitler. Infelizmente, o protagonismo de Stauffenberg é tão grande quanto a sua incompetência em fazer o plano funcionar, aliado ao medo extremo de Hitler que seus comparsas tinham. Mais sobre o filme AQUI. Segue o trailer.

Beethoven – Piano Sonata No. 14, Op. 27, Nº 2 – Moonlight Sonata

Essa sonata foi muito tocada na época de Beethoven, que chegou a dizer que tinha feito músicas melhores. A “Sonata ao Luar”, que serviu de tema para inúmeros filmes e romances, só recebeu seu apelido em 1832, cinco anos depois da morte de Beethoven. Foi o crítico Rellstab que comparou a música a um luar ao lago Lucerna. Tal comparação foi adotada como apelido para a obra.

O início é com uma melodia melancólica, levando o ouvinte para uma jornada interior em busca talvez das respostas mais inquietantes de sua alma. Uma jornada através de seus mais terríveis pesadelos com o objetivo de encontrar o verdadeiro luar dentro de si.

Na imagem destacada o belíssimo quadro A Mediterranean Inlet by Moonlight, de Claude-Joseph Vernet – 1748.

Até a próxima!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s