Arthur Conan Doyle #1

Olá, tudo bem?

Arthur Conan Doyle, by Henry L. Gates, 1927 - NPG 4115 - © reserved; collection National Portrait Gallery, London

Quem nunca ouviu falar de Sir Arthur Conan Doyle e seu eterno e mundialmente famoso personagem Sherlock Holmes? No próximo dia 22 de maio será comemorado o aniversário de 160 anos de nascimento desse grande escritor. Por isso, a partir de hoje, e até o dia 22 de maio, trarei um post diário sobre o maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes. O clássico caso da criatura que ficou maior que seu criador. Serão 30 post que contarão um pouco das aventuras do detetive londrino e seu leal companheiro, Dr. Watson, através dos mais variados e impensáveis casos.

Sherlock Holmes fez sua estreia com Um Estudo em Vermelho e O Signo dos Quatro, dois livros pequenos que apareceram entre 1887 e 1889. Mas foi apenas em 1891, com Um Escândalo na Boêmia, que Conan Doyle lançou uma série de pequenos contos. Como o público gostou das histórias elas se tornaram periódicas e hoje contam com aproximadamente 56 contos. Conan Doyle lançou mais 2 livros: O Vale do Terror e O Cão dos Baskervilles. Seus pequenos contos foram agrupados em coletâneas: As Aventuras de Sherlock Holmes; Os Arquivos de Sherlock Holmes; O Último Adeus de Sherlock Holmes; A Volta de Sherlock Holmes As Memórias de Sherlock Holmes.

Como todo personagem de sucesso, Sherlock Holmes se viu representado sob diversas formas no cinema e na televisão. Abaixo algumas delas:

Sherlock na América

Poucas pessoas se lembram disso, mas Roger Moore, além de James Bond, também foi Sherlock Holmes nos cinemas. Em 1976, ele interpretou o detetive no filme Sherlock Holmes em Nova York. No filme, o grande detetive viaja com seu parceiro Watson a Nova Iorque, atrás de seu arqui-inimigo, o professor Moriarty. Eles pretendiam investigar um grande assalto a banco cometido pelo vilão, mas o professor ameaça matar o filho da cantora Irene Adler se eles aceitarem colaborar com a polícia. O projeto foi bem recebido, sendo indicado ao prêmio Edgar Allan Poe de melhor telefilme do ano. E o melhor, no YouTube o filme está completo:

Sherlock soviético

O título “Priklyucheniya Sherloka Kholmsa i doktora Vatsona: Sokrovishcha Agry” parece um palavrão? Esse é o nome original do filme soviético The Adventures of Sherlock Holmes and Dr. Watson: The Treasures of Agra, de 1983. Na trama, o detetive (interpretado por Vasiliy Livanov) tenta descobrir o mistério por trás das cartas anônimas enviadas a uma mulher órfã.

Sherlock Brasileiro

Sherlock é interpretado pelo ator luso Joaquim de Almeida, na adaptação do livro do livro de mesmo nome: O Xangô de Baker Street (2001). A trama gira em torno de um violino roubado, uma prostituta assassinada… Tudo isso no Rio de Janeiro do século XIX. Filme completo abaixo:

Sherlock recordista

O ator Basil Rathbone permanece um dos Sherlock Holmes mais importantes e duradouros do cinema: ele interpretou o personagem literário nada menos do que 25 vezes, incluindo filmes e séries de televisão. Em 1944, por exemplo, fez nada menos que cinco produções na pele do detetive, sempre em versão clássica, com chapéu, lupa e cachimbo.

Sherlock Super-Herói

A franquia bilionária do diretor Guy Ritchie, composta por Sherlock Holmes (2009) e Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras (2012) apostou todas as suas fichas no carisma de Robert Downey Jr., nas trapalhadas junto de Watson (Jude Law) e na quantidade absurda de cenas de ação e efeitos especiais. Eu particularmente não gosto muito dessa adaptação, porque foge muito dos livros, mas vale pelo entretenimento.

Sherlock – Série

O detetive já ganhou dezenas de séries e minisséries na televisão ao longo dos anos. Mas a série Sherlock elevou o nível: cada episódio, longo e bem trabalhado, funciona quase como um longa-metragem independente. Gosto bastante dessa série, pois apesar de se passar nos dias atuais, mostra um Holmes detetive como nas histórias originais.

Sherlock à beira do fim

1947. O famoso detetive Sherlock Holmes (Ian McKellen) está com 93 anos, aposentado, vivendo em uma casa remota no litoral com sua governanta Mrs. Munro (Laura Linney) e o filho dela, o pequeno Roger (Milo Parker). Lidando com a deterioração da sua mente por causa da idade, ele continua obcecado com um caso que nunca conseguiu decifrar. Sem a companhia do seu fiel escudeiro Dr. Watson, Sherlock tentar desvendar este último mistério. Essa é a trama do filme Sr. Holmes de 2015. Segue o trailer:

Então é só escolher e se deleitar com as adaptações.

E não esqueça que a partir de amanhã, até o dia 22 de maio, haverá um post diário com as principais aventuras de Sherlock Holmes.

Na imagem destacada o quadro The Letter-Writer of Seville, de John Phillip – 1854.

Até lá!

 

7 comentários

    1. Olá Camila! Fico feliz de você ter se interessado pelo autor. Sherlock Holmes é realmente um personagem fascinante, digno de leitura.
      Olha, eu já li dezenas de contos e todos os livros. Apesar de alguns contos serem muito bons, eu te indicaria começar por “Um Estudo em Vermelho”, pois além de ser o primeiro, é uma história muito interessante. Conta como a dupla Holmes/Watson se conheceu, e o início de uma amizade que se aprofunda com os outros contos.
      Acho um bom ponto de partida.
      PS: Se eu te contasse quais os autores ‘famosos’ que eu nunca li, você iria cair da cadeira, hahahahaha.
      Super obrigado pela presença.

      Curtir

Deixe um comentário