O Mistério do Vale Boscombe #6

P_20181222_142527_MT_1.jpg

Editora: Martin Claret
Ano: 2011
Páginas: 23

O que foge do comum constitui, quase invariavelmente, uma pista. Quanto mais insignificante e vulgar é um crime, mais difícil é resolvê-lo.

Sherlock Holmes e John Watson se deparam com um caso peculiar, neste conto. James MacCarthy estava preso e seria condenado a forca pela morte de seu pai, Charles MacCarthy. Mas uma carta da filha do vizinho dos MacCarthy solicitava urgência na ajuda de Holmes, pois James era com certeza inocente. O assassinato se deu no lago do Vale do Boscombe, e era para lá que o detetive e seu companheiro estavam se dirigindo.

A cabeça trazia marcas de golpes produzidos por uma arma pesada e sem ponta. Eram ferimentos que poderiam perfeitamente ter sido feitos pela coronha da espingarda do filho, a qual foi encontrada na grama a poucos passos da vítima.

Holmes descobre, ao chegar, que o vizinho de Charles MacCarthy, John Turner é um rico minerador que constituiu fortuna na Austrália ao lado de Charles, e que quando este foi morar na Inglaterra buscou uma casa próxima ao antigo amigo. MacCarthy tinha um filho e Turner uma filha, e ambos estavam prometidos um para o outro sem que ambos consentissem. Testemunhas viram o filho e o pai MacCarthy discutindo à beira do lago e logo após a notícia do assassinato se espalhou, com a culpa toda em cima de James MacCarthy.

Você conhece o meu método. Ele se baseia na observação de minúcias. Sei que é possível calcular a altura aproximada de um homem pela distância de seus passos. As botas podiam ser reconhecidas por suas características.

Mas o que ninguém esperava é que através de suas enormes habilidades, Holmes descobriu através da análise da cena do crime que o assassino era canhoto, manco, fumava um cachimbo indiano e usava um canivete no bolso, além de ter sangue frio, uma vez que aguardou a conversa de pai com filho para poder exterminar o velho MacCarthy.

Juntando peças soltas, Holmes descobriu que foi John Turner que praticou o assassinato, pois estava sendo chantageado por MacCarthy por erros que cometeu no passado distante na Austrália, como roubos e extorsões. Um crime de queima de arquivo, mas também de amor, pois ele não queria que sua única filha sofresse com MacCarthy o que ele estava sofrendo a tantos anos.

Na imagem destacada o quadro California Miner with Pack Horse, de Henry Raschen – 1887 .

Esse conto faz parte da coletânea As Aventuras de Sherlock Holmes, que você pode adquirir na Amazon.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s