O Polegar do Engenheiro #10

P_20181222_142527_MT_1.jpgEditora: Martin Claret
Ano: 2011
Páginas: 20

“Os fatos que me disponho a resumir ocorreram no verão de 1889, pouco tempo depois do meu casamento. Eu voltara a exercer a medicina e deixara Holmes sozinho em seu apartamento da Baker Street, embora o visitasse com frequência e às vezes até conseguisse convencê-lo a abandonar seus hábitos boêmios e ir visitar-nos.”

Neste conto, o engenheiro hidráulico Victor Hatherley procura por Watson em sua casa para ser tratado de um terrível acidente. Ele perdera o polegar de forma inacreditável e buscava desesperadamente por um tratamento. Mas ao saber da história por trás do acidente, Watson logo descobriu que era mais um caso para Sherlock Holmes.

Desenrolou o lenço e estendeu a mão. Ao ver a ferida me assustei, apesar do sangue frio que uma longa prática me deu. Havia apenas quatro dedos e uma horrível superfície vermelha e esponjosa onde estivera o polegar. Este fora cortado ou arrancado pela raiz.

Segundo o engenheiro, um sujeito com sotaque alemão o chamou para resolver um problema em sua prensa hidráulica. Pagava muito bem, mas era afastado da cidade e o serviço seria feito de madrugada. Victor aceitou e quando chegou logo percebeu que algo não ia bem. Após descobrir o problema da grande prensa, Victor foi trancado exatamente no espaço em que a prensa esmagava o material. Mas antes que virasse uma massa ele conseguiu escapar por um pequeno buraco na lateral e fugir para contar essa história.

São fabricantes de moedas falsas em grande escala e usam a prensa para fazer o amálgama que substitui a prata.

Apenas o relato do engenheiro foi o suficiente para Holmes elucidar o caso. Tratava-se de uma gangue que fabricava moedas falsas, Mas infelizmente quando eles chegaram à fazenda para prender os bandidos, um grande incêndio apagava todas a provas. Esse é mais um caso onde o vilão consegue fugir. Além disso, esse conto mostra que o conhecimento do histórico de crimes é de vital importância para o sucesso de Holmes.

Esse conto faz parte da coletânea As Aventuras de Sherlock Holmes, que você pode adquirir na Amazon.

Na imagem destacada o quadro Professor W. J. Macquorn Rankine, Professor of Civil Engineering at the University of Glasgow, de Robert Cree Crawford.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s