O Soldado Pálido #15

P_20181226_084231_1.jpgEditora: Martin Claret
Ano: 2011
Páginas: 24

“Sou obrigado a reconhecer que, com a pena na mão, começo a perceber que o assunto deve ser apresentado de modo que desperte o interesse do leitor.”

Esse é um dos pouquíssimo contos narrados em primeira pessoa pelo próprio Sherlock Holmes. Nesse conto, Holmes está sozinho porque Watson está em lua de mel com a sua esposa, que ele conheceu no primeiro caso dos dois, Um Estudo em Vermelho. O interessante nesse conto é que Holmes não descreve o processo mental que o leva a solucionar o caso.

Ele estava do lado de fora da janela, sr. Holmes, com o rosto colado na vidraça. A janela chegava até o chão, de modo que pude vê-lo inteiro. Mas foi o seu rosto que atraiu o meu olhar. Estava mortalmente pálido.

O Sr. James Dodd procurou Holmes porque seu melhor amigo, Godfrey Emsworth, que serviu com ele na Guerra dos Bôeres, sumiu depois de retornar para a Inglaterra. Mesmo após inúmeras tentativas para achar seu amigo, James Dodd passou a desconfiar que a família de Godfrey estava escondendo algo de suspeito. Mesmo quando se dirigiu à casa da família, James foi muito maltratado e suspeitou que algo muito sério estava acontecendo. Impossibilitado de retornar, ele pediu ajuda à Holmes. Antes mesmo de chegar à casa dos Emsworth, o detetive já tinha algumas suspeitas.

É aqui que sinto falta do meu Watson. Com perguntas habilidosas e exclamações de surpresa, ele teria elevado a simplicidade da minha arte, que não é outra coisa senão o senso comum sistematizado, ao nível de um prodígio.

Ao chegar à mansão da família Emsworth, Holmes logo descobre que um médico está passando uma estadia na casa, e sua suspeita se confirma. O jovem Godfrey está sofrendo de alguma doença, que está sendo escondida para não causar escândalo. Pela descrição de James, Sherlock acerta ao dizer que Godfrey está com lepra, adquirida na África do Sul depois que foi ferido em combate. Mas ao passar por uma avaliação médica especializada, descobriu-se que não era lepra, e Godfrey voltou a ter uma vida normal.

Esse conto faz parte da coletânea Os Arquivos de Sherlock Holmes, que você pode adquirir na Amazon.

Na imagem destacada o quadro Old Soldier, de Nikolai Aleksandrovich Yaroshenko.

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s