Filmes de Guerra, Canções de Amor #18

El Fotógrafo de Mauthausen

Resultado de imagem para o fotógrafo de mauthausen

Título em português: O Fotógrafo de Mauthausen
Ano: 2018
Direção: Mar Targarona
Elenco: Mario Casas, Macarena Gómez, Merc Rodríguez, Alain Hernández, Richard van Weydan
Duração: 110min

Antes de continuar, gostaria de convidá-lo(a) a visitar meu perfil no Instagram.

O filme conta a história do ex-soldado espanhol que lutou na Guerra Civil, Francisco Boix, que durante a Segunda Guerra Mundial ficou preso no complexo de campos de concentração de Mauthausen, situado na Áustria. A sua função dentro do campo de concentração era ser auxiliar fotógrafo de um dos sub-diretores. Como Francisco era realmente um bom fotógrafo, ele foi levado para fotografar muitas das barbaridades cometidas pelos nazistas. Depois que ficou sabendo que os alemães haviam perdido para o exército soviético em Stalingrado, Francisco juntamente com outros detentos espanhóis, se ocupou de esconder os negativos das fotos que ajudou a tirar. Quando os aliados chegaram, as fotos de Francisco se tornaram a prova de todo o horror que se passou dentro daqueles muros.

O filme mostra o holocausto sobre a ótica dos espanhóis. A relação dos alemães com os prisioneiros é de total descaso, as condições de sobrevivência são as piores possíveis. A história de Francisco é realmente impressionante, mas a produção deixa muito a desejar. Desde de alojamentos e prisioneiros limpos, até materiais visivelmente de isopor. Vale a pena pela história, mas só pela história. Segue a trailer:

W.A. Mozart – Rondo alla Turca (“Turkish March”)

Sonata No. 11 é uma sonata para piano em três movimentos. É incerto onde e quando Mozart compôs a sonata; no entanto, pensa-se que Viena ou Salzburgo por volta de 1783.  A sonata consiste em três movimentos: I – Andante grazioso, II – Menuetto, III – Alla turca – Allegretto.

O último movimento, marcado como Alla turca , popularmente conhecido como “Rondo Turco” ou “Marcha Turca”, é freqüentemente ouvido sozinho e é uma das peças de piano mais conhecidas de Mozart. O próprio Mozart intitulou o rondo de “Alla turca”. Ela imita o som de bandas de janízios turcos , cuja música estava muito em voga na época.  Várias outras obras da época imitam este estilo turco, incluindo a própria ópera de Mozart, Die Entführung aus dem Serail. Essa é outra canção que tenho certeza que você já ouviu:

Na imagem destacada o quadro Photographer, de Lajos Ludwig Bruck – 1870.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s