Filmes de Guerra, Canções de Amor #20

Bankier van het Verzet

Resultado de imagem para o banqueiro da resistencia

Título em português: O banqueiro da resistência
Ano: 2018
Diretor: Joram Lürsen
Atores: Barry Atsma, Jacob Derwig, Pierre Bokma
País: Holanda

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial e conta a história de dois irmãos de Amsterdã, Wally van Hall e Gijs van Hall, que, vendo seu país sendo ocupado pela Alemanha nazista, resolveram utilizar sua expertise com o sistema bancário holandês para criarem um banco clandestino. O filme foca principalmente no mundo da resistência ao domínio alemão e da perseguição e tortura de seus membros. É um filme com muitos momentos de suspense.

A perseguição aos judeus na Holanda foi uma das piores em toda a Europa, os registros populacionais extremamente organizados facilitaram o extermínio de 70% da população judaica. Vendo uma dessas atrocidades, Wally se vê obrigado moralmente a combater o regime nazista. Ele convence seu irmão, Gijs a auxiliá-lo na criação de um banco clandestino. Esse banco financiou jornais, paralisações, armas, alimento, guerrilhas e a maior parte da operação contra o nazismo em todo o período da guerra. Assistam ao trailer:

Antonín Dvořák – Symphony Nº 9 – “From the New World”, Op. 95 – IV. Allegro con Fuoco

Popularmente conhecida como Sinfonia do Novo Mundo, a obra foi composta no ano de 1893 quando Dvořak estava nos Estados Unidos e é a sinfonia mais conhecida do autor. Durante sua viagem, Dvořak ao mesmo tempo que estava encantado com o novo lugar sentia saudades de sua terra. Essa confusão fica explícita na Nona Sinfonia Op.95 quando temas americanos dialogam com os eslavos e a obra ganha um tom trágico.

A peça tem ao todo 4 movimentos: I. Adagio – Allegro molto; II. Largo; III. Scherzo: Molto vivace – Poco sostenuto; IV. Allegro con fuoco.

Allegro con Fuoco é quase um pot-pourri de todos os temas da sinfonia. Esse movimento é o mais importante porque dá unidade à obra. Ele copiou totalmente ou parafraseou todos os temas nesse movimento, que é quase um resumo da sinfonia. Ouça e se maravilhe:

Você pode ver mais informações sobre o filme AQUI.

Agora, o blog está também no Instagram!!!

Na imagem destacada o quadro The Life of Eastern Slavs, de Sergei Ivanov – 1909

Até a próxima!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s