Filmes de Guerra, Canções de Amor #24

Riphagen

Imagem relacionada

Título em português: Riphagen
Ano: 2016
Diretor: Pieter Kuijpers
Elenco: Jeroen van Koningsbrugge, Lisa Zweerman, Anna Raadsveld

Esse filme holandês conta a história de Andries Riphagen, um traidor holandês que durante a Segunda Guerra Mundial procurava por judeus escondidos e por famílias que seriam deportadas e se oferecia para manter suas jóias e lares seguros até que eles voltassem. Ele também ofereceu aos nazistas a localização de inúmeros grupos de resistência.

Riphagen (muito bem interpretado por Jeroen van Koningsbrugge) guardava todas as riquezas dos judeus em um cofre como forma de passar confiança para as famílas, mas tudo não passava de um embuste, já que Riphagen sabia que os judeus nunca mais retornariam para reclamar suas riquezas. Um excelente filme, que retrata muito bem os anos 1940 na Holanda.

Um filme que nos mostra que a maldade não estava restrita somente aos nazistas. Assista ao trailer:

Edvard Grieg – In the Hall of the Mountain King

In the Hall of the Mountain King é um fragmento de música incidental, opus 23, composto por Edvard Grieg para a obra de Henrik Ibsen Peer Gynt. A história de fantasia escrita em verso, Peer Gynt, conta as aventuras do epônimo Peer. Na cena ilustrada pela música, Peer tenta sair às escondidas do castelo do rei da montanha. O fragmento descreve a intenção de Peer de escapar do rei e de seus trolls, após ter insultado sua filha.

A música começa simples e baixa, mas aos poucos chega ao zênite de forma rápida e frenética, simbolizando a fuga da Montanha do Rei. Mais uma canção para ouvir e viajar.

Na imagem destacada o quadro Peer Gynt i Dovregubbens hall, de Theodor Severin Kittelsen, 1913. Esse quadro retrata a Peer sendo confrontado pelo Rei e seus trolls.

Até a próxima!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s