COVID-19 e a Caverna de Platão – Reticências #1

Verdade e reclusão

pexels-photo-4116661.jpeg
Foto por Magda Ehlers em Pexels.com

Em tempos de distanciamento social, o pensamento não deve estar recluso. Vivemos tempos difíceis em diferentes esferas sociais, mas não devemos nos distanciar de nós mesmos. E tentando olhar para o que nos cerca percebi que estamos nos distanciando cada vez mais da realidade. É notório que o vírus nos mostrou as debilidades do sistema de saúde, do sistema econômico, do sistema politico e, por que não, do sistema social. Mas ele tem mostrado também o quanto estamos nos afastando do que é uno e indivisível: a verdade. Se eu te perguntar agora, e você tivesse que responder de pronto: o que é verdade?, o que você me responderia?(Deixe nos comentários). Mas, primeiro, vamos à caverna.

A Caverna de Platão

pexels-photo-2397414.jpeg
Foto por Jeremy Bishop em Pexels.com

Grosso modo, Platão desenvolve uma caverna onde homens estão presos, sentados virados para uma parede. Às suas costas arde uma fogueira que projeta iluminação nessa parede. Entre o fogo e os homens há um caminho. E nesse caminho passam outras pessoas carregando símbolos sobre suas cabeças. Como você deve imaginar, esses símbolos projetam sombras na parede e fazem com que os homens presos pensem que a realidade são as sombras. Um dos homens se liberta e descobre que aquela realidade era um simulacro, a verdade estava fora da caverna.

COVID-19

pexels-photo-4167544.jpeg
Foto por Anna Shvets em Pexels.com

Mas o que isso tem haver com o vírus? A pandemia mostrou que o ser humano está cada vez mais preso na caverna e o que é pior, ele não quer sair, e sabe por que? Porque olhar para as sombras é mais fácil, se soltar das amarras custa esforço e olhar para a claridade ofusca os olhos. Estou acompanhando várias pessoas deixando de ver veículos de imprensa, que apesar de tendenciosos e parciais ainda têm um mínimo compromisso com a verdade, para acreditar cegamente em mensagens e áudios duvidosos compartilhados em redes sociais. Para mim, isso é um bom exemplo de se prender no fundo da caverna.

 

[…]

Esse espaço é para expor minhas reticências sobre a vida, aquilo que acaba se tornando o não-dito de minha existência. Sinta-se livre e provocado para expor as suas ideias também.

Até a próxima!

7 comentários

  1. Tenho acompanhado o que se passa no país.
    Nunca antes vi um momento como este no país. As pessoas acreditam facilmente em mentiras, notícias completamente irreais, sem nenhuma lógica.
    Se me permite, e sem nenhuma intenção de ofender a religiosidade de alguém, apenas analisando de longe todo o percurso da história do país…. Olho para o Brasil como um imitador do pior que os EUA oferece. O crescimento dos neopentecostais não trouxe nada de positivo para o país. Regou o país de uma falsa moralidade em tudo, atrasou o país na ciência, aliou-se a nazistas. Não, não tenham medo do “bicho papão” comunismo. Nunca foi realmente aplicado, e nem nunca será. Distorceram Marx como distorceram o evolucionismo de Darwin.
    Solução? Desmascarar esses falsos profetas, esses milionários que vivem do suor e desespero do povo, que até diante de uma pandemia tentaram se aproveitar. É o cúmulo da desonestidade!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Verdade, meu caro Gabriel, talvez eu não o saiba, mas verdadeiro eu tento ser. Como? Vivendo com um minimo de coerência que consigo… Uma coisa eu posso dizer: as sombras das fake news travestidas de liberdade de expressão, estas, não são verdades, e, como as sombras daquela caverna platônica, continuam mais vivas que nunca para enganar muita gente. Abraço fraterno, amigo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s