Filmes de Guerra, Canções de Amor #42

The Siege of Jadotville

Assista ao filme The Siege of Jadotville em streaming | BetaSeries.com

Título em português: Jadotville
Ano: 2016
Duração: 108 min.
Direção: Richie Smyth
Elenco: Jamie Dornan, Mark Strong, Mikael Persbrandt

O filme é baseado no livro de Declan Power, The Siege at Jadotville: The Irish Army’s Forgotten Battle (2005), sobre o papel de uma unidade do Exército Irlandês na missão de manutenção da paz da ONU no Congo em setembro de 1961. O filme conta sobre um grave erro político e militar da ONU. 

Após o início de uma ditadura no Congo, uma rica região mineradora se torna alvo de embates políticos. Para garantir a segurança do local, a ONU envia 150 soldados irlandeses. Do outro lado, financiados pelo governo francês de Charles de Gaulle, mercenários congoleses e franceses decidem expulsar os irlandeses e acabar com a missão de paz. Um ponto importante: o grupamento de soldados irlandeses nunca havia entrado em combate antes.

O filme foi feito em homenagem aos soldados Irlandeses que na época do ocorrido se renderam por falta de assistência da ONU, e foram vistos como covardes. Apenas em 2003 foram reconhecidos como heróis de guerra.

Segue o trailer:

W. A. Mozart – Symphony nº40 – 1. Molto Allegro

Sinfonia também conhecida como a “Grande” sinfonia em sol menor, foi composta no ano de 1788.  Sua composição se deu em meio a um período excepcionalmente produtivo, de algumas semanas naquele ano, durante as quais Mozart também terminou as sinfonias nº 39 e 41.

A obra está estruturada em quatro movimentos, que seguem o arranjo tradicional (movimento rápido, movimento lento, minueto, movimento rápido) de uma sinfonia da era clássica. É uma das obras mais conhecidas de Mozart, tanto bela beleza quanto pela força que emana de seus acordes. Aqui apenas o primeiro movimento:

Na imagem destacada, o quadro The Siege of the Bastille – 1789, de Claude Cholat.

Até a próxima!

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s